LGPD POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO TITULAR

EMPRESA: SAFEDOT

1. FINALIDADE

Esta política tem como objetivo orientar os USUÁRIOS, na figura de “Titulares de Dados Pessoais”, quanto ao exercício de seus direitos, junto à SAFEDOT, através do Encarregado de Dados – DPO, utilizando para tanto, o “Canal do Titular”, parte integrante desta Política.

As referidas solicitações compreendem, mas não se limitam a:

Toda solicitação realizada à SAFEDOT com base nessa política, em que ocorra sua atuação como Controladora de dados, será feita de forma gratuita e facilitada, respeitando sempre os direitos dos titulares de dados pessoais e os preceitos da LGPD.

2. ABRANGÊNCIA

Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD 13.709/2018, é direito da pessoa natural na condição de Titular de dados pessoais requerer do Controlador informações quanto ao tratamento de seus dados pessoais.

Esta política se aplica nos casos em que a atuação da SAFEDOT se enquadre como Controladora dos dados pessoais. Nas situações em que seja evidenciada a atuação da SAFEDOT como Operadora, a SAFEDOT se compromete a direcionar os melhores esforços para levar ao conhecimento do Controlador de dados pessoais a solicitação recebida, evidenciando assim o respeito e caráter da “boa fé”.

3. FORMA DE CONTATO

A SAFEDOT disponibiliza ao Titular contato direto, através do “Canal do Titular”, na aba LGPD, existente no SITE www.SAFEDOT.com.br, onde o Titular poderá exercer seus direitos por meio do preenchimento do formulário de pesquisa de dados pessoais.

A SAFEDOT empreenderá todos os esforços para atender tais pedidos no menor espaço de tempo possível, respeitando os prazos determinados em lei. A SAFEDOT preserva o direito de não atender solicitações que se mostrem alheias aos preceitos da LGPD, apresentando a fundamentação da recusa quando aplicável.

4. FORMA DE CONTAGEM DE PRAZO

Para efeitos da contagem de qualquer prazo em dias indicados nesta Política, computar-se-ão dias corridos, excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, salvo se a legislação estabelecer contagem de prazo de forma contrária ao aqui exposto.

5. QUEM PODE FAZER SOLICITAÇÕES

Toda pessoa natural poderá entrar em contato com a SAFEDOT para apresentar solicitações pertinentes aos seus próprios dados pessoais.

6. AUTENTICAÇÃO DO SOLICITANTE

Para evitar que dados pessoais de um indivíduo sejam enviados para outro, acidentalmente ou como resultado de fraude, a SAFEDOT utiliza meios de validação, que levam ao fornecimento de informações e dados pessoais para confirmar a identidade do requerente.

Este nível de segurança busca afastar possíveis danos que a divulgação inadequada das informações poderia causar ao titular dos dados pessoais.

7. SOLICITAÇÃO DE CONFIRMAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE TRATAMENTO

O titular pode apenas desejar ter conhecimento se a SAFEDOT realiza o tratamento de seus dados pessoais. Mediante a solicitação de confirmação da existência de tratamento, retornaremos com a informação se a SAFEDOT realiza ou não o tratamento de seus dados pessoais, reafirmando nosso compromisso com a transparência.

Prazo de retorno: até 15 (quinze) dias, ou dentro do prazo legal, o que for mais benéfico ao titular.

8. NO CASO DE INEXISTÊNCIA DE TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS PELA SAFEDOT

Feita a solicitação e constatado que a SAFEDOT não realiza tratamento de seus dados pessoais, responderemos ao questionamento e eliminaremos os dados pessoais enviados que instruíram a solicitação realizada, no prazo máximo de 3 (três) dias contados a partir do envio da resposta.

Caso o titular tenha conhecimento que anteriormente seus dados foram tratados pela SAFEDOT, mas recebeu uma resposta de inexistência de dados, é possível que tenha ocorrido o término do tratamento ou anonimização, impossibilitando a identificação do titular.

Nessas hipóteses, a resposta será de não existência ou tratamento de dados pessoais. Pedimos que não insista em reiterar pedidos nesta situação, pois os dados foram eliminados ou anonimizados de forma segura.

Caso o titular deseje realizar nova solicitação, será necessário iniciar uma nova etapa de autenticação, pois os dados pessoais anteriormente fornecidos não são armazenados.

9. SOLICITAÇÃO DE ACESSO AOS DADOS

Mediante solicitação de acesso aos dados pessoais, a SAFEDOT exibirá todos os dados pessoais levados a tratamento. O acesso será disponibilizado para verificação por até 5 (cinco) dias corridos, podendo o titular validar os dados ou solicitar correções, caso observe alguma necessidade de retificação, complementação ou atualização.

Caso a SAFEDOT não identifique o tratamento dos dados pessoais, retornará com a informação negativa conforme o item anterior.

Prazo de retorno: até 15 (quinze) dias, ou dentro do prazo legal, o que for mais benéfico ao titular.

10. SOLICITAÇÃO DE CORREÇÃO DE DADOS INCOMPLETOS, INEXATOS OU DESATUALIZADOS

Após o acesso aos dados, o titular poderá solicitar correções. A SAFEDOT atua com tratamento de dados mínimos e necessários, não sendo possível solicitar complementações além do necessário.

Caso haja dúvida na correção, a SAFEDOT poderá solicitar documentos comprobatórios digitalizados, como forma de validação da informação.

Prazo de retorno: até 15 (quinze) dias, ou dentro do prazo legal, o que for mais benéfico ao titular.

11. SOLICITAÇÃO DE ELIMINAÇÃO OU EXCLUSÃO DE SEUS DADOS PESSOAIS

Em algumas hipóteses, o titular pode requerer a exclusão de seus dados, quando o tratamento for baseado em consentimento. No entanto, a SAFEDOT poderá ter razões legais ou legítimas para reter esses dados.

Prazo de retorno: até 15 (quinze) dias, ou dentro do prazo legal, o que for mais benéfico ao titular.

12. SOLICITAÇÃO DE REVOGAÇÃO DE CONSENTIMENTO

O titular poderá revogar seu consentimento para o tratamento dos dados pessoais. Quando o tratamento for baseado exclusivamente em consentimento, essa revogação poderá acarretar a perda de acesso aos serviços.

A retirada do consentimento não afeta a legalidade do tratamento realizado antes da revogação.

Prazo de retorno: até 15 (quinze) dias, ou dentro do prazo legal, o que for mais benéfico ao titular.

13. SOLICITAÇÃO DE PORTABILIDADE DOS DADOS PESSOAIS

A LGPD prevê ao titular dos dados o direito de portabilidade a outro Controlador. A SAFEDOT também entende ser direito do titular receber uma cópia dos seus dados em formato estruturado, de leitura automática, sempre que tecnicamente possível.

A solicitação poderá ser feita para obtenção de cópia ou envio a outro controlador, desde que o titular forneça os dados do destinatário.

Após o envio, a responsabilidade pelo armazenamento e segurança do arquivo será do titular, não cabendo à SAFEDOT responder por eventuais violações ocorridas fora de seu ambiente.

Importante observar que não há obrigação legal da SAFEDOT em manter compatibilidade técnica com os sistemas de terceiros ou garantir a aceitação do arquivo pelo destinatário.

Prazo de retorno: até 15 (quinze) dias, ou dentro do prazo legal, o que for mais benéfico ao titular.

14. SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÃO DAS ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS COM AS QUAIS A SAFEDOT REALIZOU O USO COMPARTILHADO DE DADOS PESSOAIS

O titular poderá solicitar essa informação e a SAFEDOT se compromete a fornecê-la.

Prazo de retorno: até 15 (quinze) dias, ou dentro do prazo legal, o que for mais benéfico ao titular.

15. SOLICITAÇÕES DIVERSAS

Além das solicitações previstas, o titular poderá entrar em contato com a SAFEDOT para fazer outros pedidos relativos ao tratamento de seus dados. Cada solicitação será analisada individualmente e, caso não haja impedimento legal, será atendida.

O prazo de resposta dependerá da complexidade da solicitação, mas a SAFEDOT se compromete a responder no menor tempo possível.

Prazo máximo previsto: até 30 (trinta) dias.

16. REGISTROS DE SOLICITAÇÕES

Toda solicitação que o titular realizar à SAFEDOT será registrada, com as respectivas informações sobre o atendimento ou recusa.

Esses registros serão armazenados por 5 (cinco) anos após o atendimento da solicitação, conforme o prazo prescricional da Lei nº 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor).

No caso de a SAFEDOT não realizar o tratamento dos dados, o registro da solicitação será mantido por até 3 (três) dias a partir da resposta ao titular.

17. REVISÕES

Esta política poderá ser revisada sempre que necessário. A nova versão substituirá a anterior no site da SAFEDOT, na aba LGPD.

Recomendamos que o titular revisite esta política periodicamente.

IMPORTANTE

FICO À DISPOSIÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO SITE, PARA QUE POSSA ME CONTATAR COM O OBJETIVO DE ORIENTÁ-LO NA CRIAÇÃO DA ÁREA LGPD NO SITE, E, EM ESPECIAL, NA FORMATAÇÃO DO CANAL DO TITULAR.

ESSE CANAL DEVE SER REALIZADO ATRAVÉS DE UM FORMULÁRIO A SER PREENCHIDO PELO TITULAR INTERESSADO EM SABER ALGO QUANTO AO TRATAMENTO DE SEUS DADOS PESSOAIS, O QUAL DEVE FICAR DISPONÍVEL NO FINAL DESTA POLÍTICA.

VERSÃO 1 – JULHO DE 2025